Blog

Administradora de consórcio: como ela pode ajudar?

O apoio de uma boa administradora de consórcio é fundamental na hora que a sua empresa deseja realizar investimentos em máquinas pesadas. Por meio do consórcio, você não precisa pagar um valor de entrada como acontece no financiamento. Mas, é importante tomar vários cuidados e conhecer bem a administradora. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Administradora de Consórcios (Abac), no período de janeiro a setembro de 2022 foram negociadas 2,95 milhões de novas cotas, apresentando um crescimento de 14,1% no setor se comparado ao ano anterior. 

Apesar de ser uma área que cresce a cada dia, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é uma administradora da área de consórcio e como ela atua para atender as necessidades dos consorciados. Por isso, preparamos este artigo especial e esperamos que ele possa ser útil para ajudar a esclarecer suas dúvidas sobre esse tema. Boa leitura!

O que é uma administradora de consórcio?

A administradora é responsável por tudo o que envolve o consórcio. Quando você resolve adquirir um bem para a sua empresa, precisará contar com o trabalho dela para realizar todo o processo.

Para ser uma administradora de consórcio é necessário que a empresa esteja registrada e autorizada pelo Banco Central do Brasil. Ele é o órgão responsável pela regulamentação do setor, normatização, supervisão e fiscalização. O principal objetivo dele é assegurar que todos os processos sejam realizados com eficiência e segurança.

Para que os consorciados tenham garantia de que receberão pelo bem que estão pagando, o consórcio deve funcionar de forma correta. Por isso, vale destacar as principais funções da administradora de consórcio:

  • Atuar na formação de grupos de acordo com as características específicas, valor e tipo de bem ou serviço;
  • Realizar o cálculo do tempo de duração do grupo e número de cotistas;
  • Ficar responsável por toda a contabilidade do grupo, como recebimentos, inadimplências, cobranças, etc;
  • Fazer o cálculo do tempo de duração do grupo e número de cotistas;
  • Organizar lances, sorteios e assembleias;
  • Entregar a carta de crédito e fornecer as orientações de como ela poderá ser utilizada.

Como funciona o consórcio?

No consórcio, formam-se grupos e os membros deles pagam parcelas mensais para que eles possam ter um fundo comum que possibilite a compra de bens ou serviços. O número de cotas e o prazo devem ser preestabelecidos pela administradora do consórcio.

Além disso, o valor do bem é dividido pela duração do consórcio e cada membro do grupo paga uma fração dele. 

Geralmente, a administradora realiza mensalmente o sorteio de parte do fundo entre os participantes para que um deles possa adquirir o bem. Nesse momento, os integrantes podem dar lances, e caso sejam vencedores, ocorre a contemplação

Dicas para escolher a administradora de consórcio da sua empresa

A administradora assume um papel importante para o funcionamento do consórcio. Por isso, na hora de escolher, fique atento aos pontos a seguir:

1- Avalie a credibilidade da empresa

Antes de optar por uma administradora, avalie a credibilidade dela no mercado. A Mason Finance, por exemplo, faz parte da Mason Holdings que tem uma história de mais de 40 anos, e oferece a oportunidade de você realizar diversos tipos de consórcios para a sua empresa, principalmente, no universo das máquinas pesadas.

2- Verifique as taxas presentes no consórcio

No consórcio não existe a cobrança de juros, como acontece em um financiamento. Mas, é importante verificar com a administradora de consórcio quais taxas estão presentes no valor das mensalidades. Veja quais são as principais taxas:

Fundo de reserva

Esse fundo é criado para assegurar que a inadimplência de alguns membros do grupo não prejudique o fundo comum, que é responsável pela entrega dos valores das cartas de crédito.

Taxa de administração

Essa taxa é a remuneração que a administradora de consórcio recebe pela formação dos grupos, realização dos sorteios mensais, entrega das cartas de crédito e todos os serviços relacionados ao consórcio. 

3- Procure saber como funcionam as contemplações

Mesmo que existam diferenças entre uma administradora de consórcio e outra, as contemplações seguem regras padronizadas de acordo com as normas e regulamentos dessa área. Fique atento a algumas divergências que possam ocorrer. Normalmente, elas acontecem:

  • Por meio dos sorteios;
  • Quando acontece um lance de maior valor, antes do fim do contrato;
  • No final do pagamento das prestações.

Observe se ela ajuda a esclarecer suas dúvidas

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o universo do consórcio, porque não é uma modalidade comum no dia a dia.

Por isso, é necessário que a administradora ofereça informações e ajude a esclarecer suas dúvidas sobre pagamento das mensalidades e outras questões que possam surgir.

O consorciado sempre ganha ao contar com o trabalho de uma administradora séria e ela também ganha por contar com um cliente satisfeito desde o momento da simulação até a entrega do bem.

Por isso, lembre-se de perguntar para a administradora de consórcio os seguintes pontos do contrato: 

1- Regras para participar dos sorteios 

Para participar dos sorteios é necessário estar com o pagamento em dia para que você tenha a chance de ser contemplado. As administradoras mantêm essa regra para não serem injustas com os consorciados que participam do grupo e pagam em dia a mensalidade. 

2- Uso da carta de crédito

Com a carta de crédito, o consorciado tem poder de compra à vista, assim ele terá uma boa margem de negociação para comprar o bem desejado. Entretanto, o valor integral vai ser repassado diretamente ao proprietário do bem.

Além disso, é possível usá-la somente para a finalidade que ela foi contratada no consórcio. Por exemplo, no caso de consórcio de máquinas pesadas ela poderá ser usada apenas para adquirir esse tipo de bem.

3- Reajuste das parcelas 

A administradora de consórcio precisa realizar o reajuste das parcelas para ajudar a proteger o poder de compra dos consorciados. Geralmente, o reajuste das mensalidades ocorre de forma anual considerando a inflação do período.

Portanto, faça o seu consórcio com uma administradora que está sempre pronta para ajudar a sua empresa no que ela precisar, como a Mason Finance. 

Gostou das nossas dicas? Entre em contato com nossos consultores pelo canal de atendimento on-line e realize agora o consórcio que a sua empresa precisa.

Posts relacionados

Tabela de consórcio: como funciona?

Quando alguém decide investir em um plano de consórcio, deve saber que estará envolvido com alguns valores que ajudam a compor os preços da tabela de consórcio. Para saber mais sobre o assunto, leia o nosso artigo.

Leia mais »