Blog

Tabela de consórcio: como funciona?

A tabela de consórcio é um documento que atesta de forma detalhada todas as taxas que ajudam a compor o valor de uma cota. Dessa forma, quando o consorciado decide investir em um plano de consórcio, ele deve saber que estará envolvido com alguns valores que vão desde taxa administrativa até fundo de reserva que ajudam a compor os preços.

Esses percentuais que formam a tabela, geralmente, estão presentes em todos os tipos de consórcios. Isso ocorre, porque o consórcio funciona como um autofinanciamento coletivo que se for realizado de forma correta proporciona muitos benefícios para a empresa. 

Assim, elaboramos este artigo para ajudar você a esclarecer suas dúvidas sobre as taxas e fundos que ajudam a compor a tabela de consórcio

Aproveite as informações úteis do texto para fazer o seu consórcio e tenha uma boa leitura!

Quais taxas compõem a tabela de consórcio?

A taxa de administração é a maneira de remunerar a administradora de consórcio pelo serviço que ela oferece para a sua empresa. Apesar disso, ela não é a única taxa presente na tabela. Existem outros tributos que são importantes para garantir a segurança do consorciado em certas situações, como inadimplência de outros integrantes do grupo.

Veja quais taxas podem ser encontradas na tabela de consórcio:

Fundo comum

Esse tipo de fundo atua com recursos que podem ser usados de forma efetiva para comprar bens ou serviços para participantes elegíveis. Ele tem a função de formar o caixa do grupo e indica a maior parte da composição da receita.

Para chegar ao valor dessa contribuição é feito o cálculo com base no valor total da carta de crédito de destino. Dessa forma, deve-se dividir o valor pelo número de meses do contrato para identificar o valor correspondente da taxa. 

Fundo de reserva

Como o consórcio é um investimento coletivo, o fundo de reserva deve constar na tabela de consórcio. Esse é um investimento que pode ser afetado pela inadimplência de alguns participantes, portanto, o objetivo do fundo é assegurar o funcionamento do grupo nesses tipos de situações.

O valor do fundo de reserva que será cobrado é calculado dividindo o valor total pelo número de parcelas planejadas.

Seguro 

Os seguros podem constar na tabela de consórcio. Eles são importantes porque ajudam a evitar que o consorciado se sinta sem apoio, caso ocorra algum problema como o desemprego ou inadimplência de alguém do grupo.

Os seguros mais comuns são:

  • Seguro de vida, que auxilia no pagamento de benefícios futuros para o associado que falece;

  • Seguro-desemprego, ajuda a assegurar o pagamento das prestações quando o titular fica desempregado;

  • Seguro de quebra de garantia que contribui para garantir que a arrecadação do grupo não seja prejudicada por eventuais inadimplências de consorciados contemplados. 

Como é realizado o cálculo da parcela de consórcio?

Agora que você já sabe quais pontos constituem a tabela de consórcio, é necessário que tenha conhecimento também das taxas administrativas e outras obrigações que estão presentes no contrato. 

Por isso, além de ler o contrato com atenção, é importante fazer uma simulação de consórcio para entender melhor como funcionam as parcelas. 

Normalmente, o valor do fundo comum é baseado no valor total da carta de crédito adquirida. Dessa forma, o cálculo pode ser feito em 100% do valor do crédito, dividido pelo número de meses de duração do plano de consórcio.

Isso quer dizer que um consórcio de 50 meses, por exemplo, terá o valor total do resultado de 100 dividido por 50. Portanto, seria 2% do valor total ao mês.

Já a taxa administrativa apresenta um valor mais baixo que o fundo comum. Geralmente, ela equivale a 10% do valor total da carta de crédito adquirida, sendo diluída nos meses de duração do consórcio.

Isso quer dizer que você poderá pagar 10% dividido por 60 meses, por exemplo, ou seja, 0, 1667% mensais até chegar a completar 60 parcelas e atingir os 10% do total.  

O fundo de reserva da tabela de consórcio é calculado de forma semelhante à taxa de administração. Como exemplo, podemos usar o valor de 2% do valor da carta de crédito adquirida. Nesse tipo de situação, você pagará 2% dividido por 60 meses que corresponde a 0,0333% em cada parcela.

Em relação ao valor do seguro, ele vai depender de cada contrato e de como a cobrança será estabelecida. Normalmente, o cálculo é feito sobre o saldo devedor. É importante prestar atenção aos acordos disponibilizados no contrato antes de se tornar consorciado

Por que ocorre o reajuste do consórcio?

O reajuste do consórcio é uma atualização que ocorre no valor mensal parcelado que, eventualmente, acontece devido às mudanças de preços dos produtos de acordo com o mercado e política monetária do país.

Dessa forma, para equilibrar o sistema e oferecer as mesmas condições aos integrantes do grupo do consórcio, é preciso realizar o reajuste.

O principal benefício disso é que você será informado antes de assinar o contrato e saberá que precisará se preparar para eventuais ajustes que possam ocorrer. Tudo deve ser realizado com transparência, buscando oferecer os melhores planos de consórcio para a sua empresa.

O que acontece se a pessoa for contemplada antes do reajuste?

Como o consórcio trata-se de uma compra planejada e acontece por meio de uma aquisição em grupo, todos os participantes têm suas parcelas reajustadas, estejam contemplados ou não.

Dessa maneira, a ideia é que todos sejam beneficiados com o sistema, uma vez que, quem foi contemplado mais cedo, já está operando com sua máquina nova, e aqueles que foram contemplados mais tarde, possam comprar o seu bem. Mas, para que isso ocorra, não tenham de pagar além da parcela mensal pelo bem que pretendem adquirir.

Por isso, ao buscar o seu plano de consórcio, conte com uma administradora autorizada pelo Banco Central como a nossa. Assim, você saberá tudo o que precisa para investir em seus sonhos e estará seguro na hora de adquirir a sua máquina.

Gostou das nossas dicas? Converse com nossos consultores pelo nosso canal de atendimento on-line e faça uma simulação de consórcio para adquirir agora os bens para a sua empresa.

Posts relacionados

Tabela de consórcio: como funciona?

Quando alguém decide investir em um plano de consórcio, deve saber que estará envolvido com alguns valores que ajudam a compor os preços da tabela de consórcio. Para saber mais sobre o assunto, leia o nosso artigo.

Leia mais »