Para quem pretende investir em um bem de alto valor o consórcio é o caminho. Dados da ABAC mostram que, em 2021, o segmento de consórcio de veículos pesados atingiu recordes, com o aumento de 4,8% da participação no total do setor no sistema. Apesar disso, as pessoas ainda têm dúvidas sobre a taxa de administração de consórcio.
Ao se falar em consórcio, muitas pessoas confundem taxa de administração com taxa de juros. Além disso, outras dúvidas que envolvem o assunto também estão presentes na mente de muitos empresários.
Por isso, preparamos esse artigo para ajudar você a esclarecer suas dúvidas e descobrir porque a taxa de administração de consórcio pode contribuir para você obter as máquinas que precisa no seu negócio.
Boa leitura!
O que é taxa de administração de consórcio?
A taxa de administração é uma maneira de remunerar a administradora de consórcio pelo serviço que ela oferece para você e sua empresa. Esse serviço envolve diversas etapas e as administradoras organizam essas fases para que ocorra da melhor forma possível.
Confira as principais etapas:
- Formação dos grupos de consórcio
Desde o momento que você se torna um consorciado, a administradora identifica se o seu perfil é adequado a alguns dos grupos formados por ela. Normalmente, os grupos são compostos por pessoas que podem ser contempladas com bens e cartas de crédito que se assemelham ao valor e bem que desejam comprar.
- Determinação das formas de pagamento
Ao concordar que o consorciado determine o valor da carta e o número de mensalidades, a administradora se responsabiliza por integrá-lo em um grupo que se compromete a pagar as mensalidades de valores semelhantes. A taxa de administração de consórcio é usada para auxiliar na organização e gestão desse serviço.
- Entrega dos bens
Como a administradora é responsável pela entrega dos bens, ela toma todo o cuidado necessário para que a inadimplência não prejudique o bom funcionamento dos grupos. Dessa forma, a participação nos sorteios mensais é realizada apenas para os integrantes que realizam o pagamento correto das mensalidades.
- Contemplação por lance
Por meio do lance, é possível pagar valores mais altos nos sorteios. A pessoa contemplada poderá abater as últimas parcelas com o valor pago. Uma etapa importante realizada pela administradora que deve ser remunerada por meio da taxa de administração de consórcio.
- Contemplação por sorteio
Os sorteios são a principal forma de contemplação. A administradora deve cuidar para que todos os consorciados sejam contemplados durante o período de pagamento das mensalidades.
Além de acompanhar e executar todas essas etapas, as administradoras também são responsáveis pela comunicação, checagem e organização da documentação no momento da transferência da carta de crédito. A taxa de administração de consórcio é uma remuneração das administradoras por todo o trabalho realizado.
Como calcular a taxa de administração de consórcio?
É importante que essa taxa esteja especificada no contrato para que você tenha conhecimento do valor que será pago. A cobrança é embutida na parcela mensal e o pagamento do valor da taxa é feito automaticamente quando ocorre a quitação da prestação.
Para se calcular o valor da taxa, geralmente, é feito o seguinte cálculo:
- O percentual da taxa de administração de consórcio sofre variação de acordo com o tipo de bem que será adquirido por meio dele;
- Caso a carta de crédito contratada seja de R$ 60 mil, o valor da taxa de administração de consórcio é de R$ 150,00 por mês.
É importante destacar que as parcelas do consórcio sofrem um reajuste anual de acordo com os índices IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Esse reajuste possibilita que tanto a administradora quanto o consumidor possam fazer investimentos conforme a indexação aos impostos federais.
Diferença entre taxa de administração de consórcio e juros
Ao realizar um financiamento, o valor a prazo apresenta uma diferença grande no valor final, isso é devido aos juros. Dessa forma, o valor a prazo no financiamento é bem maior do que o valor que a sua empresa pagaria à vista. Se você optar por parcelar o bem, precisará pagar os juros pela transação.
No banco, você precisa pagar os juros devido ao financiamento. O consórcio ocorre de maneira diferente. Enquanto no financiamento bancário a instituição financeira quita o valor do bem e você paga as parcelas com juros, no consórcio, antes mesmo de fechar o contrato, é possível saber quanto você pagará por mês pela taxa de administração de consórcio.
Dessa forma, o valor prefixado da taxa é embutido ao valor do bem e você não precisa pagar um valor de juros sobre a taxa, porque no consórcio não existe esse tipo de cobrança.
Por que o consórcio é o melhor investimento?
O consórcio é considerado o melhor investimento na hora de adquirir um bem para a sua empresa, porque ele não exige valor de entrada e nem cobra juros.
Além disso, a taxa de administração de consórcio é uma forma de remunerar as empresas de consórcio que contribuem para facilitar o fechamento de contrato, os sorteios mensais e as entregas das cartas de crédito.
A compra de uma máquina, por exemplo, acontece como se o pagamento fosse à vista quando você é contemplado com a carta de crédito. Essa facilidade garante menos burocracia com os documentos e uma negociação mais lucrativa para a sua empresa.
Portanto, o consórcio é uma ótima alternativa de investimento para quem deseja ter segurança e acessibilidade ao aplicar o dinheiro. Na hora de fazer o seu consórcio, busque uma administradora autorizada pelo Banco Central como a nossa. Dessa forma, o seu investimento estará seguro e sua empresa não corre nenhum risco.
Gostou das nossas dicas? Entre em contato conosco e conheça as opções de consórcio que temos para a sua empresa obter a máquina que deseja para melhorar o trabalho e os resultados que pretendem alcançar no mercado.