Blog

Carta de crédito: como funciona em um consórcio?

Como existe diversas possibilidades para aquisição de um bem de alto valor, como uma máquina, as pessoas apresentam várias dúvidas sobre como funciona a carta de crédito em um consórcio. Nesse caso, ela pode ser usada no consórcio para ajudar a viabilizar a negociação. 

Por isso, elaboramos esse artigo para informar sobre como funciona a carta de crédito, o que é uma carta de crédito contemplada e os principais benefícios do consórcio de máquinas pesadas.

Continue a leitura do artigo para saber mais sobre como a carta de crédito pode ajudar a sua empresa a adquirir a máquina que precisa por meio do consórcio. 

O que é um consórcio?

O consórcio trabalha com um modelo de aquisição que consiste na união de pessoas tanto físicas quanto jurídicas em um grupo, com o objetivo de adquirir bens ou serviços de forma colaborativa. 

Elas fazem a contribuição mensalmente e criam um fundo comum. Esse fundo é usado para contemplar os participantes do grupo com as cartas de crédito, sendo orientado pelos critérios dos sorteios e ofertas de lances.

Carta de crédito: como funciona?

A carta de crédito está relacionada ao valor do plano escolhido pela pessoa que vai fazer a contratação do consórcio. Ela funciona como um cupom com um valor já definido.

Dessa forma, com esse cupom a pessoa que realizou o consórcio pode decidir qual o bem deseja adquirir dentro da categoria que foi contratada. O dinheiro será repassado a quem realizou a venda por meio dos processos necessários para a liberação do crédito. 

Um exemplo disso é encontrado em um consórcio de uma máquina que pode ter o valor de R$500 mil, com duração de 10 anos e o consorciado é sorteado no oitavo mês de existência do grupo.

Se a pessoa realizou o pagamento em dia das 8 parcelas e, dessa forma, obteve acesso à sua carta de crédito. Mesmo já contemplado, ele precisará continuar realizando os pagamentos até finalizar as parcelas.

O que é uma carta de crédito contemplada?

A carta de crédito contemplada está relacionada a uma cota já contemplada em um grupo de consórcio. Dessa forma, quando você tem acesso à carta de crédito contemplada, não será necessário aguardar o final do prazo do consórcio ou ser sorteado para usar o crédito, para adquirir o bem. 

No caso da pessoa que não faz parte do consórcio, mas queira adquirir uma carta de crédito contemplada, isso é possível por meio da transferência do contrato de consórcio.

Assim, você poderá adquirir  a cota já contemplada com o titular da carta quando ele fizer a transferência do contrato e transferir também a titularidade da carta de crédito já contemplada. Mas, atenção, isso só pode ser feito quando está previsto no contrato e conta com a anuência da administradora

Portanto, a pessoa passará a fazer parte do consórcio, assumindo os direitos e obrigações da pessoa que vendeu a cota. 

Principais benefícios do consórcio de máquinas pesadas

Uma frota própria de veículos oferece diversas vantagens para as empresas e nesse contexto é possível fazer a gestão de equipamentos, colaboradores e reduzir os gastos com os pagamentos de terceiros. 

Entretanto, ao se trabalhar com os veículos pesados o consórcio pode ser um grande aliado e oferecer diversos benefícios. Confira quais são eles:

Oportunidades de contemplação

Com o consórcio é possível aumentar as chances de receber a carta de crédito em qualquer momento. Para que isso aconteça, você precisa se comprometer a realizar a antecipação de um determinado número de parcelas por meio de lances. Dessa forma, você pode diminuir o processo para obter a máquina que a sua empresa precisa.

Redução de juros

Ao contrário  de empréstimos e financiamentos, o consórcio não sofre impactos com os juros. Os reajustes são realizados para que a carta de crédito tenha o seu poder de compra ao longo do tempo. Se por exemplo uma máquina da sua empresa custa em torno de R$150 mil e com a inflação pode chegar a valer 160 mil, em 2 anos, a carta de crédito não pode ficar desatualizada. Dessa forma, ela terá um aumento nas mensalidades para acompanhar o reajuste. 

Não necessita de pagamento de entrada

As máquinas pesadas exigem investimentos altos e que, na maioria dos casos, não podem ser pagos à vista. Se a pessoa optar pelo financiamento tradicional normalmente a entrada é exigida e será preciso pagar uma grande porcentagem do preço total logo no início. Por isso, o consórcio é um grande aliado.

Ao optar pelo consórcio não é necessário realizar o pagamento do valor da entrada e grande parte das administradoras não cobra taxa de adesão. Por isso, ele facilita a sua vida e da sua empresa na hora de adquirir a máquina que necessita para realizar o trabalho.

Diversas opções de escolha da máquina

Ao realizar o consórcio geralmente você já definiu qual máquina deseja adquirir para a sua empresa. Mas, saiba que o valor serve apenas como referência para a cotação da carta de crédito e as prestações mensais.

Dessa forma, ao ser contemplado, você tem a chance de optar por uma máquina que atenda a necessidade da sua empresa naquele momento. 

Você pode fazer parte de um consórcio, por exemplo, para comprar uma motoniveladora, mas ao receber a carta de crédito poderá optar por um outro tipo de máquina que seja mais importante para o seu negócio naquele momento e tenha o mesmo valor.

Portanto, você conseguiu compreender com esse artigo como a carta de crédito funciona, o que é uma carta de crédito contemplada, as principais vantagens do consórcio de máquinas pesadas e como a carta de crédito tem um papel importante nesses benefícios.

Chegou o momento de optar pelo consórcio. Faça isso com a Mason Finance que garante a qualidade no serviço e nas máquinas que você pretende adquirir para a sua empresa.

Entre em contato com o canal de atendimento on-line e faça agora o seu consórcio para adquirir a máquina que sua empresa precisa para atuar de forma mais produtiva no trabalho.

Posts relacionados

Tabela de consórcio: como funciona?

Quando alguém decide investir em um plano de consórcio, deve saber que estará envolvido com alguns valores que ajudam a compor os preços da tabela de consórcio. Para saber mais sobre o assunto, leia o nosso artigo.

Leia mais »